Arranjo #2 – Tema de abertura “Chaves”

Quem não conhece  a série de televisão mexicana criada por Roberto Bolaños chamada “Chaves” (ou El Chavo del Ocho)? Aqui no Brasil a música de abertura original deste programa foi mudada e poucas vezes assistimos a música da versão veiculada nos outros Países da America Latina. O tema original é baseado na composição de Beethoven chamada “Turkish March”.

Marcha Turca – Beethoven

A Marcha Turca (Marcia alla turca) é um famoso tema de marcha clássico de Ludwig van Beethoven. Foi escrito no estilo turco popular na música da época. O tema foi usado pela primeira vez em “6 Variations on an Original Theme”, op. 76, de 1809. Em 1811 Beethoven escrev uma abertura e música incidental a uma peça de August von Kotzebue chamada The Ruins of Athens (Op. 113), que estreou em Pest em 1812.

Anton Rubinstein arranjou uma versão popular do piano da marcha, tempo Allegretto. Esta versão é a apresentada neste vídeo.

Segue a versão do arranjo sobre o tema de abertura do seriado CHAVES, para trio de teclados de percussão – Glockenspiel, Xilofone e Vibrafone. Este é um arranjo bastante simples e frequentemente faço mudanças para adaptá-lo as necessidades nas formações instrumentais dos grupos de percussão.

Material:

Instrumentos: Glockenspiel, Xilofone e Vibrafone (trio)

Nível: intermediário, exige leitura melódica.

Andamento: pode variar entre 68 e 90 BPM

Ouça o tema original de abertura do programa “El Chavo del Ocho”:

Pasta com as partituras e audio: Link de acesso

Grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *