Podcast #1 – Introdução

Mesmo em tempos de uso massivo das redes sociais parece-me que o podcast é pouco conhecido fora dos grupos de conversações da internet, ou por usuários mais esporádicos das tecnologias digitais.  Educadores ou músicos podem perguntar “Pod o que???” Trago este tema por acreditar que a ferramenta contribui muito para o cenário educativo contemporâneo, tanto para a área das artes em geral, quanto para educação musical em específico.

Então… vamos por parte.

Baixar este EPISÓDIO

O nome PODCAST surge da junção de dois tipos de tecnologias: 1) POD vem do aparelho chamado de iPod (da marca Apple), usado para escutar músicas e 2) CAST  que vem da palavra broadcast e pode ser entendida como transmissão de rádio ou TV. O resultado desta junção é o PODCAST.

Resumidamente, PODCAST é uma mídia em formato de áudio (arquivo digital), feito para ser consumido online ou off-line, possui um endereço eletrônico chamado de FEED (que funciona como um sistema de notificação do usuário) e tem  se popularizado na internet desde a virada do século XXI. Através dos FEEDS (ou agregadores de links) é possível ouvir e baixar os arquivos no formato MP3, wav, etc. As publicações individuais de determinado podcasts são chamadas de EPISÓDIOS (como as séries do Netflix).

O CONSUMO:

O podcast tem uma audiência bastante cativa em países como EUA e também na Europa. No Brasil a produção neste formato tem crescido bastante nos últimos anos. Os ouvintes podem escolher seus programas a partir de preferências temáticas. É possível encontrar podcasts que falam sobre  cinema, televisão, cultura nerd, moda, tecnologia e muitos outros. Existem várias maneiras e “estilos” de se produzir  podcasts. Tradicionalmente seguem a estrutura lógica dos programas de rádio, ou seja:  programas temáticos, com convidados, temas jornalísticos, com músicas, debates e discussões.

Sugiro que escutem os podcasts da rádio escola AACC, produzidos pelos alunos da UFOP, modalidade a distância. Podem ser ouvidos através deste LINK

podcast
Podcast

ONDE HOSPEDAR:

Selecionei alguns dos serviços mais utilizados para hospedar os episódios de podcast. Alguns destes serviços são totalmente gratuitos e outros possuem uma versão chamada de freemium, ou seja, tem um limite gratuito e ao ultrapassar o limite você precisa assinar o plano pago. Segue:

Archive.org [Gratuito]- Projeto sem fins lucrativos destinado a manter arquivos e recursos multimidias.  Foi fundado por Brewster Kahle em 1996 e se localiza em São Francisco, Califórnia. O serviço de armazenamento é totalmente gratuito.

Podbean [Freemium]: Uma plataforma de podcast muito completa. Com Podbean, você pode criar podcasts profissionais em minutos sem qualquer conhecimento de programação. A interface amigável permite fazer upload, publicar, gerenciar e promover seus podcasts com apenas alguns cliques.

Soundcloud [Freemium]: Uma das plataformas mais popular para publicação de áudio. Além de postar seu material você pode encontrar vários artistas que utilizam esta plataforma para disponibilizar suas músicas.

Audioboom: [Freemium]: É uma ferramenta para publicar e compartilhar arquivos de audio na rede. Audioboom é bastante semelhante ao souncloud porém não há limite de publicações desde que cada episódio não ultrapasse 10 minutos. Para episódios maiores é necessário adquirir os planos pagos.

Spreaker: [Freemium] – Spreaker tem tudo que você precisa para transmitir um podcast. A conta neste serviço inclui ferramentas para gravar podcasts ou apresentar programas de rádio ao vivo a partir do seu computador ou dispositivo móvel. [Gratuito e pago]

Libsym [Pago]: Libsym é uma das plataformas mais utilizadas por podcasters americanos.  Esta ferramentas de publicação inclui hospedagem, RSS para o iTunes, um site, estatísticas e app para iOS e Android.

Blubrry [pago]: é considerado o maior diretório de podcasts do mundo. Mais de 30 mil criadores utilizam o Blubrry para publicar seus podcasts.

Podomatic [Freemium]: Podomatic é um dos muitos serviços que se dispõem a hospedar arquivos mp3 para serem disponibilizados tanto para download quanto para streaming. A versão gratuita, conta com 500MB de espaço para upload e 15GB de tráfego.

Para finalizar gostaria de indicar um site bacana para conhecer melhor o universo dos podcasts: chama-se http://mundopodcast.com.br/

Esta postagem segue.

Ouça o episódio nº 2

Grande abraço

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *