RUDIMENTOS E MANULAÇÕES PARA CAIXA-CLARA

Ao buscar material sobre técnica de mãos na bateria ou percussão encontramos frequentemente uma série de materiais relacionados aos RUDIMENTOS. Além da famosa lista com 40 RUDIMENTOS, existem outros diversos materiais didáticos que exploram o estudo de GRUPOS RÍTMICOS, tipos de toque e sequência de mãos na percussão.

No dia-a-dia do músico, além dos rudimentos, sempre me foi útil o domínio das manulações básicas em tambores e sets percussivos (ex: direita/esquerda, direita/direita, esquerda/esquerda). Mais que entender e praticar os 40 rudimentos, considero fundamental dominar 3 tipos básicos de sequência de mãos: toque simples (direita/esquerda), toque duplo (direita-direita/esquerda/esquerda) e paradiddle (DEDD/EDEE). Nesse sentido, disponibilizo uma sequência de exercícios úteis para o estudo técnico diário. Este material também serve de base para a criação de outros modelos de estudo.

Sequência de mãos para o estudo dos rudimentos

O QUE SÃO RUDIMENTOS?

Os rudimentos são padrões rítmicos de referência para o estudo da percussão. Acesse a lista de 40 rudimentos elaborada pela Percussive Art Society (PAS) AQUI. A partir dos grupos rítmicos é possível explorar possibilidades de execução dos rudimentos variando a sequência das mãos (manulação).

MANULAÇÃO

Os padrões de manulação utilizados para estudar os rudimentos são tão importantes quanto o próprio grupo rítmico. A combinação entre as mãos direita (R) e esquerda (L) nos permite criar determinados padrões de sequência de mãos. Exemplos:

  • Toque simples: R L R L
  • Toque Duplo: R R L L
  • Paradiddle: R L R R – L R L L

O exercício que disponibilizo neste post é focado na alternância das mãos dentro de um movimento de troca de figura rítmica a cada 2 compassos. Os 3 tipos de sequência de mãos mencionados acima (simples, duplo e paradiddle) são requeridos dentro do modelo proposto.

Estudo dos rudimentos para caixa-clara

BAIXAR ESTE MATERIAL EM ALTA RESOLUÇÃO
O acompanhamento do metrônomo é fundamental para o estudo desse material. O click do metrônomo servirá de referência externa e ajudará a manter a pulsação sem oscilação. O foco neste momento é a regularidade das pulsações.

COMO ESTUDAR?
Você pode estudar este exercício em diferentes superfícies. Utilize um praticável, ou a própria caixa-clara (de preferência com uma toalha sobre a pele) ou ainda em qualquer superfície que tenha rebotes controlados.

O QUE DEVE SER OBSERVADO:

  • Primeiramente é importante executar com segurança a troca de figuras rítmicas (seminimas/colcheias/tercinas/semicolcheias/sextinas/fusas);
  • Tocar os trechos sem qualquer acentuação;
  • Escolher um tipo de dinâmica e mantê-la do início ao final da folha. Ao retornar ao início, altere a dinâmica e siga a mesma sequência.
  • Execute em diversos andamentos.

ROTINA DE ESTUDOS:
Criar uma rotina de estudos é fundamental para qualquer pessoa que deseja evoluir musicalmente. Sobre isso, sugiro que leia este texto que publiquei anteriormente: Aprender a estudar é fundamental”.
Ainda não tem metrônomo? Baixe GRATUITAMENTE.

Metrônomo para PC desktop AQUI
Metrônomo para Celular/smartphone Android AQUI

Grande abraço

Marcelo Borba

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.