Aplicativos Listas Marcelo Borba

5 aplicativos para estudar música no smartphone

Graças ao youtube e aos portais de partituras, a iniciação musical em um instrumento é muito mais fácil hoje que em épocas passadas. Conheça 5 aplicativos que podem transformam o Smartphone em um portal partituras.

Musicas para estudar

Tocar um instrumento requer dedicação, tempo e acesso a um repertório musical. Para aprimorar sua técnica em determinado instrumento é importante escolher algo que faça sentido na sua prática de estudo. O nível de dificuldade de uma obra musical pode variar bastante, cada instrumentista pode analisar seu desenvolvimento e, gradativamente, aumentar o nível de dificuldade do seu repertório. Se você está iniciando a tocar violão, piano, percussão ou outro instrumento e quer ampliar o seu acervo de canções, fiz uma seleção de aplicativos móveis para Android e iOS que podem te dar acesso a um extenso banco de dados com uma variedade de cifras, partituras e tablaturas.

Graças ao youtube e aos portais de partituras, a iniciação musical em um instrumento é muito mais fácil hoje que em épocas passadas, quando a única maneira de tocar um instrumento era a partir de aulas particulares ou em escolas e conservatórios de música.  Além disso, muitos destes portais que disponibilizam partituras contam com seus próprios aplicativos móveis o que permite transformar um smartphone ou tablet em um portal de partituras.

1- Jellynote

Um dos portais mais populares para encontrar cifras e partituras é o Jellynote, que também conta com aplicativos móveis que disponibilizam cifras para violão e guitarra, partituras para diversos instrumentos inclusive permite cantar suas canções favoritas enquanto escuta um áudio playback.  O app principal de Jellynote para Android e iOs te da acesso a partituras disponíveis na página oficial, mais de 600 mil cifras. Em muitos casos conta com vídeos que te ensinam a tocar as canções que você seleciona.

Para facilitar a busca, Jellynote permite filtrar as músicas por nível de dificuldade, estilo musical e instrumento.

2- Songsterr

Com Songsterr também é possível encontrar uma boa quantidade de partituras. Este veterano portal oferece seu  próprio aplicativo para Android e iOS com mais de 90 mil canções e partituras destas canções em diversos instrumentos. São mais de 500 mil partituras com possibilidade de reduzir a velocidade da canção, buscar por ritmo ou gênero musical através de etiquetas que ajudam a refinar as buscas.

Como no caso de Jellynote, você pode filtrar por instrumento para encontrar partituras específicas  ou ainda escutar apenas a  parte da melodia de uma canção e acompanhar com seu próprio instrumento.

3- MuseScore

Outra grande ferramenta para visualizar partituras e controlar sua reprodução é o Musescore. Seus aplicativos para Android e iOs estão muito bons, já que, como ocorre em Jellynote e Songsterr, não se limita a mostrar uma partitura: você escolhe que parte deverá tocar, em que velocidade, pode alterar a ordem dos acordes e ainda conta com o metrônomo para marcar os tempos.

Como nos casos anteriores, conta com uma boa seleção de partituras. Por outro lado, pode contribuir com suas próprias músicas e partituras.

O único inconveniente do Musescore pode ser que a sua versão para iOs não é gratuita, diferentemente dos aplicativos anteriores, que são gratuitos mesmo que com funções adicionais pagas. De qualquer forma, se pretende usar o aplicativo com frequência, vale a pena comprar.

Aplicativo Musescore

Aplicativo do Musescore para celulares

4- Chromatik

Chromatik é outro grande portal de partituras, cifras e tablaturas. Neste momento, tanto a página oficial como os aplicativos para Android e iOS estão focados em canções e cantores da música pop (ex: Adele, Alicia Keys) assim como títulos temáticos, com seleções de canções da Disney, músicas ganhadoras do Grammy, trilhas de cinema, etc. É possível encontrar música para todos os gostos.

Isso não encerra os recursos do Chromatik que conta também com partituras do repertório clássico, canções para iniciantes no violão e no teclado, entre outros tantos instrumentos da música popular.

5- Musicnotes

Nesta lista não poderia faltar o Musicnotes, outro portal antigo de partituras e cifras para piano, guitarra e outros instrumento de corda e sopro.

No seu aplicativo móvel chamado Musicnotes Sheet Music Player (Android y iOS), você encontrará mais de 300 mil transcrições de conhecidas canções e títulos que variam dos clássicos a música pop e rock.

A ferramenta em si é muito sensível. Mostra as partituras e também é possível  destacar convenções e dinâmicas.

Tem funções muito práticas, como a gravação de áudio e vídeo para ver e ouvir como você está tocando e, se preferir, compartilhar com os amigos.

Conclusões:

Recomendo que você teste cada uma das sugestões de aplicativos e veja qual deles se encaixa melhor aos seus estudos. Grande parte dos aplicativos citados funciona no modelo de negócios chamado de freemium. Como funciona isso? Freemium é um modelo de serviço ou negócio em que um produto é oferecido gratuitamente, porém o usuário pode ter acesso a recursos ou funcionalidades adicionais ao contratar a versão paga do serviço. A palavra FREEMIUM combina os dois aspectos desse modelo de negócio: “free” (gratuito)  e “premium” (pago).

Se você busca por repertórios como jazz ou choro, por exemplo, recomendo acessar o post sobre SONGBOOKS: https://marceloborba.com/songbooks-links/

Espero ter ajudado.

 

Grande abraço

 

Sobre o autor | Website

Músico, percussionista e educador musical. Responsável pelas publicações do site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!