99 anos do Conservatório de Música de Pelotas

Esta foi a participação do grupo iluminura no evento comemorativo aos 99 anos do Conservatório de Música de Pelotas-RS. O Grupo Iluminura é formado por Werner Ewald, Carlos Soares, João Gomes, Daniela Moreira e Marcelo Borba.

Grupo Iluminura- 2017

A cidade de Pelotas é um importante polo de desenvolvimento artístico e cultural para o Estado do Rio Grande do Sul. O Conservatório de Música é uma das instituições responsáveis por este protagonismo artístico.

Fundado em 04 de junho de 1918 por Alcides Costa e Francisco Simões, e inaugurado em 18 de setembro do mesmo ano, o Conservatório de Pelotas foi a única instituição para o ensino musical que manteve atividade ininterrupta na cidade até os dias atuais. Seu salão de concertos é um dos mais antigos no Brasil em atividade.

Recital comemorativo aos 99 anos do Conservatório de Música

O evento comemorativo aos 99 anos do conservatório aconteceu nas dependências da Biblioteca Pública da cidade e contou com apresentações musicais dos professores do curso de bacharelado em música da UFPel.

Para saber mais

Página do Conservatório de música: aqui

O que significa Iluminura?

O termo Iluminura refere-se a um tipo de letra capitular muito usada em pergaminhos. As letras capitulares eram adornos importantes na época medieval e costumavam ter decorações iluminadas por meio de pinturas. Do latim, Iluminura também pode fazer referência a miniaturas.

Apresentação do Iluminura na Biblioteca Pública Pelotense.

Deixe um comentário