BORBACAST: Ep. 2 – O que é música?

As bases da cultura artística que carregamos até os dias de hoje, no Ocidente, vem da Grécia Antiga. Platão dizia que a educação dos corpos passa pela ginástica e também pela musiké (combinação de poesia, música e dança). Já Pitágoras explorou, entre outras coisas, as proporções aritméticas contidas nos intervalos musicais.

A partir do Iluminismo, a música ganha ainda mais protagonismo nas Cortes da Europa e no desenvolvimento do Catolicismo (na sequência também no protestantismo).

Acelero o fio histórico. Das polifonias do Barroco sigo direto ao século XX. A discussão no âmbito acadêmico põe em cheque o “silêncio”, o ruído e investe em outras possibilidades estéticas a partir dos sintetizadores e instrumentos musicais eletrônicos.

A potência do material sonoro ao longo do tempo, faz com que a pergunta “o que é música?” ganhe respostas variáveis. Em busca de mais uma argumentação provisória, ensaio a minha resposta num bate-papo mais longo. A prosa segue no episódio 2 de Borbacast. Ouça a seguir:

Palestra de Vladimir Safatle no âmbito do projeto “Música na Cabeça” da OSESP: ACESSE AQUI

Trilhas deste episódio: Sea of Stories de Andy Narell, John Cage: In a landscape (1948)

Feed do Borbacast: http://feeds.feedburner.com/BorbaCast

Ouça os episódios no Google Podcasts: ACESSE AQUI

QUEM É J. JOTA DE MORAES?

Jota Moraes nasceu em 1943 e formou-se em Letras. Frequentou o Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, sob orientação de professor Haroldo de Campos.

O QUE É MÚSICA?

Jota de Moraes publicou em 1983, dentro da coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, O que é Música e posteriormente o trabalho, Música da Modernidade.

ACESSE O LIVRO

Livro de J. Jota de Moraes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.