El libro de Folclore [Argentina] – Songbook

Texto de introdução do material

A música popular, em especial a música folclórica, é uma arte “viva” em constante movimento, que se desenvolve e muda ao longo do tempo. É impossível, ou iria contra sua essência, dizer que existe apenas uma maneira de se tocar uma mesma música. Inclusive o próprio autor vai alterando suas composições ao longo do tempo, de interpretação em interpretação, e grandes artistas interpretam um mesmo tema de maneiras muito diferentes.

Isto não significa que não exista uma tradição bem estabelecida, de fato poderíamos dizer que são muitas as tradições dentro do nosso folclore. Estas tradições muitas vezes se diferenciam das pautas e convenções musicais, sendo muito difícil traduzir para linguagem da escrita, e nesse sentido pode ser apenas uma aproximação da realidade sonora.

É por isso que este trabalho não pretende ser um manual de como fazer ou interpretar estas músicas. Simplesmente é um trabalho de transcrição, no qual representa apenas uma versão e um momento histórico de cada tema.

Este livro surge pela convicção e necessidade de transmitir todo este grande legado, pela intenção de registrar, estudar e resguardar os valores culturais. Para isso, foi necessário reunir uma grande quantidade de obras do repertório folclórico em um mesmo formato e critério de escrita, trabalho que se realiza pela primeira vez no País (Argentina).

Sendo a música folclórica um dos patrimônios imateriais mais importantes da nossa cultura, acreditamos que a existência deste tipo de produção seja essencial para nossa cultura e o reconhecimento de suas raízes, assim como para sua difusão e ensino, tanto dentro do nosso País como no resto do mundo.

ACESSE O SONGBOOK AQUI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.