Estudar música online (e brincando)!

Recomendações de leitura

Esta publicação, de certa forma, dá continuidade a discussões já tratadas em outros artigos. Algum tempo atrás publiquei sobre a importância em desenvolver uma disciplina de estudo. Mesmo que estudar teoria e percepção possa não ser algo tão “natural” ou fluído como acessar redes sociais, ainda assim é importante para aprender música. Veja o seguinte artigo:

Como aprender a estudar?

Ler e escrever música é outro assunto que tratei na publicação abaixo. Neste texto escrevi sobre a necessidade de aprimorar continuamente a leitura e a escrita musical.

Ler e escrever música: precisa?

PERCEPÇÃO RÍTMICA E MELÓDICA

Dito isso, vamos dar seguimento as discussões sobre exercícios rítmicos e melódicos. Apresento nesta publicação 3 plataformas para estudar teoria musical online (e brincando).

Teoria Musical

A teoria musical (ou teoria da música) é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar musicalmente. A teoria musical geralmente está ligada a analise e a grafia da música, aos seus sentidos, possíveis significados e as diferentes formas de estruturar e sistematizar a linguagem musical.

Teoria.Com

Neste sentido o site (ou plataforma de aprendizagem) TEORIA.COM disponibiliza uma seção com vários exercícios para estudar e praticar a percepção musical. Este site agrega uma série de ferramentas de estudo e já está no ar desde janeiro de 1997. TEORIA.COM foi desenvolvido por José Rodríguez Alvira como complemento dos seus cursos no Conservatório de Música de Porto Rico.

Em 2006, TEORIA.COM recebeu o prêmio clássico MERLOT (Prática Educacional Multimídia para Ensino e Ensino Online) em música e foi ampliado pelos organizadores.

Em TEORIA.COM você  encontra uma espécie de plataforma online para o estudo musical. Conforme é descrito no site, os exercícios e tutoriais fazem parte da primeira e segunda edição do livro From Sound To Symbols de Micheal Houlahan e Philip Tacka, publicado pela Oxford University Press, bem como o livro Stradivari de Salvatore Accardo, Luigi Fiorentini, Gabriele Giacomelli e Paola Lenzi, publicados em Itália por Bompiani. Este site é usado por conservatórios, universidades e escolas de música no Norte, América do Sul e Europa.

Conservatório do DAVE

Outra opção interessante é o conservatório online do músico Inglês Dave. Segundo o autor o conservatório online teve inicio em 2011 para ajudar as pessoas a aprender música, independentemente das suas circunstâncias. Inspirado em sites educacionais sem fins lucrativos, como a Academia Khan (que ensinam milhões de pessoas de graça) Dave queria ver se poderia fazer o mesmo para as pessoas que queriam aprender, e não apenas como tocar música, mas mais importante: como funciona a linguagem musical.

O que você encontra por lá? Até agora, existem mais de 250 aulas e exercícios de música em vídeo. Muitos professores usam  as ferramentas do site como deveres de casa ou trabalhos e, também algumas pessoas utilizam para aprender mais sobre linguagem musical e ampliar o seu  próprio conhecimento.

OBJETIVO DO CONSERVATÓRIO

O plano de Dave é continuar fazendo lições e desenvolvendo o site para que os alunos tenham uma variedade maior de materiais para aprender, para que tenham mais oportunidades de interagir e testar suas habilidades e obter feedback sobre como suas habilidades e seu  desenvolvimento.

ACESSE:
daveconservatoire.org

RHYTHM TRAINER

Para o treinamento rítmico apresento um aplicativo muito simples e prático: Rhythm Trainer. Para aproveitar plenamente os exercícios propostos no site therhythmtrainer.com é necessário ter um conhecimento prévio sobre figuras de ritmo.

O que são figuras de ritmo? As figuras musicais determinam a duração e a altura relativa dos sons. Através das figuras de ritmo é possível estabelecer o tempo de duração de determinado som ou silêncio musical. As figuras que representam o som são: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa. As figuras que representam o silêncio chamadas de FIGURAS DE PAUSA.

Rhythm Trainer

Se você já domina as relações de proporções entre as figuras, seus nomes e funcionamento dentro de compassos binários, ternário e quaternários, é hora de praticar alguns exercícios de percepção rítmica. Neste momento o aplicativo THERHYTHMTRAINER entra em cena tornando o estudo musical mais interessante. A proposta é simples: desenvolver a percepção rítmica em compassos quaternários. Você escolhe o grupo de figuras rítmicas que deseja praticar, o andamento (rápido ou lento) e cada resposta correta soma pontos ao estudante.Ao final o estudante pode enviar o resultado por e-mail ao seu professor.

Acesse:
therhythmtrainer.com/

 

Tem alguma dica de plataforma ou aplicativo para estudar música online? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário! 😉

Deixe um comentário