Tambores Marcelo Borba

Instrumento de pedra? Conheça o LITOFONE

Conheça este instrumento musical construído com barras de pedra. São pedras que vibram e produzem som.

SOBRE:

O litofone é um instrumento musical construído com barras de pedra (em algumas culturas é conhecido como fonolitos). Podemos dizer resumidamente que Litofones são pedras que vibram e produzem som. Os chineses antigos gostavam de carrilhões de pedra, muitos dele foram encontrados em túmulos chineses antigos. Nos tempos posteriores os chineses fizeram carvões de pedra de jade.

Esse instrumento pode ser tocado com baquetas em forma de martelo. Ele é composto por uma ou mais pedras dispostas em forma de escala. As notas podem ser tocadas de forma simultânea (produzindo uma base harmônica) ou em sucessão (melodicamente). O instrumento costuma ter a disposição de notas semelhante ao xilofone e a marimba.

litofone

Exemplo de Litofone

HISTÓRIA:

Desde tempos remotos têm-se notícias da utilização de litofones, principalmente na região da Indochina (sudeste asiático).  Os litofones  ainda são usados em igrejas Etíopes e quase exclusivamente para cerimônias religiosas em comunidades locais da Indochina.

Em alguns templos vietnamitas são utilizadas grandes pedras e um dos mais antigos lithophones que sobreviveu (goong lu) foi descoberto em 1949. Os restos mortais de outros lithophones chineses antigos vêm de escavações arqueológicas, e algumas fontes mencionam tais instrumentos desde 2000 aC. É comumente encontrado lithophones chineses em forma de L obtuso. Eles consistem de muitos materiais, incluindo mármore, jade e nephrite.

OS IDIOFONES DE PERCUSSÃO:

O litofone faz parte da família dos instrumentos classificados como “idiofones de percussão”. São classificados como Idiofones os  instrumentos cujo som é obtido sujeitando o corpo vibrante a um choque.  As formas do instrumento podem ser variadas (placas, sinos, tubos), o mesmo acontecendo em relação aos materiais (bambu, vidro, metal, pedra). Trata-se de conjuntos de corpos vibrantes e recebem nomes como: xilofones, litofones, cristalofones e metalofones; muitos, porém consistem em apenas um corpo vibrante (ex.: gongo, sino, triângulo).

Sobre o autor | Website

Músico, percussionista e educador musical. Responsável pelas publicações do site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!