Joey Ramone canta John Cage

Retirado do portal Openculture. Tradução livre para o português.

John Cage e The Wonderful Widow of Eighteen Springs

Em 1942, John Cage compôs uma pequena peça musical adaptada do texto de James Joyce’s Finnegans Wake. Intitulada “The Wonderful Widow of Eighteen Springs”, a peça foi originalmente encomendada e executada pela soprano amadora e socialite Justine Fairbank, e embora não tenhamos uma gravação de sua apresentação, temos partituras de Cage.

É, como se poderia esperar, uma peça incomum. A composição apresenta contrastes entre o canto e um acompanhamento percussivo feito no piano. As instruções de Cage “para o cantor” dizem: “cante sem vibrato, como no canto folk. Torne qualquer transposição necessária para empregar uma faixa baixa e confortável. ”

John Cage
The Wonderful Widow of Eighteen Springs – John Cage

Esse arranjo flexível permite que qualquer um pegue a peça, e assim temos, diretamente abaixo, um improvável intérprete da arte experimental de Cage, o falecido cantor Joey Ramone.  A interpretação de Ramone da peça é cativante. Mas é também uma fascinante peça de história cultural, representando uma confluência das principais figuras da literatura modernista do início do século XX, da música de vanguarda do meio do século e do punk rock do final do século.

A gravação vem de um álbum inteiro de interpretações de Cage por cantores do cenário punk nova-iorquino e de roqueiros, incluindo David Byrne, Arto Lindsay, John Zorn, Debbie Harry e Lou Reed. O álbum, intitulado Caged / Uncaged-A Rock / Homenagem Experimental a John Cage , foi gravado na Itália em 1993 e produzido por John Cale.

Dados do disco:

Título: Caged/Uncaged – A Rock/Experimental Homage To John Cage
Cramps Records ‎– CRSCD 097
Format: CD, Compilation
País: Italia
Lançamento: 1993

Baixar as partituras de The Wonderful Widow of Eighteen Springs em alta definição: AQUI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.