Soundpainting, Santiago Vazquez e Frito na Hora

Percussão em grupo:

Como pensar a prática da percussão em conjunto? Especialmente sobre as diferentes possibilidades de regência de grupos musicais? Apresentarei a seguir 2 projetos muito bacanas com esse viés criativo na condução musical. Trata-se do percussionista Uruguaio Santiago Vazquez e o grupo Frito na Hora.

Ambas propostas me parecem conectadas com as atividades idealizadas pelo compositor Thompson e chamadas de Soundpainting. O que é Soundpainting? é uma língua de sinais criada pelo novaiorquino Walter Thompson para músicos, atores, bailarinos, poetas e artistas visuais. Atualmente, a língua é composta por mais de 1200 gestos que são sinalizados pelo compositor/regente – conhecido como Soundpainter, indicando o tipo de material que deseja que seja realizado pelo(s) executante(s). A direção da composição é definida pelos parâmetros de cada sinalização dada pelo compositor.

SANTIAGO VAZQUEZ:

É Músico, multi-instrumentista, compositor, diretor, produtor, e criador de projetos culturais. Tem escrito sobre a prática da percussão coordenada por sinais (señas). O percussionista publicou recentemente o “Manual de Ritmo y Percusión con Señas”. Neste livro (em espanhol e inglês) ele expõe de uma forma gráfica e acessível sua linguagem de ritmo e percussão com sinais, que tem como publico alvo músicos e o grande público. No site do percussionista é possível adquirir o livro.

Site: http://www.santiagovazquez.com/

FRITO NA HORA:

A Orquestra Frito Na Hora trabalha com o improviso musical dirigido em tempo real. Essa maneira singular de composição ao vivo permeia a linguagem não verbal ao utilizar um sistema de sinais apresentadas com as mãos e com o corpo. As senhas possibilitam ao regente coordenar o transcursso dos conteúdos musicais propostos pelos instrumentistas desta orquestra.

Além da base instrumental, o Frito Na Hora explora também o conjunto vocal, o gestual e a expressão corporal, criando novas possibilidades cênicas e musicais. Os jogos de cena, utilizados pelos instrumentistas, conferem vitalidade ao espetáculo e tonalidade às composições.

As músicas compostas são resultado da comunicação imediata dos instrumentistas e do regente, o que confirma o caráter singular das composições – criadas no momento e diante do público. Estas, aliadas aos elementos cênicos, provocam a curiosidade do público, assim como experiências dançantes e imprevisíveis.

Idealizado por Milagros Vazquez, o Frito Na Hora é composto por um grupo de artistas de diferentes áreas e distintas formações musicais. Esta multiplicidade estrutural amplia o horizonte das improvisações, ao apresentar novos caminhos da condução musical em tempo real, o que reforça a versatilidade e a singularidade dessa Orquestra.

Site: http://www.fritonahora.com/

Grande abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *