BORBACAST: Ep. 1 – Onde hospedar seu podcasts?

Mesmo em tempos de uso massivo das redes sociais parece-me que o podcast é pouco conhecido fora dos grupos de conversações da internet, ou por usuários mais esporádicos das tecnologias digitais. Educadores ou músicos podem perguntar “Pod o que???” Trago este tema por acreditar que a ferramenta contribui muito para o cenário educativo contemporâneo, tanto para a área das artes em geral, quanto para educação musical em específico.

Então… vamos por parte.

O nome PODCAST surge da junção de dois tipos de tecnologias: 1) POD vem do aparelho chamado de iPod (da marca Apple), usado para escutar músicas e 2) CAST  que vem da palavra broadcast e pode ser entendida como transmissão de rádio ou TV. O resultado desta junção é o PODCAST.

Resumidamente, PODCAST é uma mídia em formato de áudio (arquivo digital), feito para ser consumido online ou off-line, possui um endereço eletrônico chamado de FEED (que funciona como um sistema de notificação do usuário) e tem  se popularizado na internet desde a virada do século XXI. Através dos FEEDS (ou agregadores de links) é possível ouvir e baixar os arquivos no formato MP3, wav, etc. As publicações individuais de determinado podcasts são chamadas de EPISÓDIOS (como as séries do Netflix).

O CONSUMO:

O podcast tem uma audiência bastante cativa em países como EUA e também na Europa. No Brasil a produção neste formato tem crescido bastante nos últimos anos. Os ouvintes podem escolher seus programas a partir de preferências temáticas. É possível encontrar podcasts que falam sobre  cinema, televisão, cultura nerd, moda, tecnologia e muitos outros. Existem várias maneiras e “estilos” de se produzir  podcasts. Tradicionalmente seguem a estrutura lógica dos programas de rádio, ou seja:  programas temáticos, com convidados, temas jornalísticos, com músicas, debates e discussões.

O que é FEED ou RSS (Really Simple Syndication) e como funciona?

FEED ou RSS é um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet, no qual um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podem ser acessados mediante programas ou sites agregadores.

É usado principalmente em sites de notícias e blogs. Através do Feed de um site ou podcast é possível que você seja notificado sempre que acontecer uma publicação ou atualização.

Para isso, você precisa assinar o feed do site usando um programa leitor de feeds. A vantagem de usar feeds é que você não precisa ficar sempre checando o site para saber se há atualizações.

Dúvidas sobre podcasts e feeds? Utilize os comentários para deixar sua questão.

ONDE HOSPEDAR SEUS ÁUDIOS:

Selecionei alguns dos serviços mais utilizados para hospedar os episódios de podcast. Alguns destes serviços são totalmente gratuitos e outros possuem uma versão chamada de freemium, ou seja, tem um limite gratuito e ao ultrapassar o limite você precisa assinar o plano pago. Segue:

Archive.org [Gratuito]- Projeto sem fins lucrativos destinado a manter arquivos e recursos multimidias.  Foi fundado por Brewster Kahle em 1996 e se localiza em São Francisco, Califórnia. O serviço de armazenamento é totalmente gratuito.

Podbean [Freemium]: Uma plataforma de podcast muito completa. Com Podbean, você pode criar podcasts profissionais em minutos sem qualquer conhecimento de programação. A interface amigável permite fazer upload, publicar, gerenciar e promover seus podcasts com apenas alguns cliques.

Soundcloud [Freemium]: Uma das plataformas mais popular para publicação de áudio. Além de postar seu material você pode encontrar vários artistas que utilizam esta plataforma para disponibilizar suas músicas.

Audioboom: [Freemium]: É uma ferramenta para publicar e compartilhar arquivos de audio na rede. Audioboom é bastante semelhante ao souncloud porém não há limite de publicações desde que cada episódio não ultrapasse 10 minutos. Para episódios maiores é necessário adquirir os planos pagos.

Spreaker: [Freemium] – Spreaker tem tudo que você precisa para transmitir um podcast. A conta neste serviço inclui ferramentas para gravar podcasts ou apresentar programas de rádio ao vivo a partir do seu computador ou dispositivo móvel. [Gratuito e pago]

Libsym [Pago]: Libsym é uma das plataformas mais utilizadas por podcasters americanos.  Esta ferramentas de publicação inclui hospedagem, RSS para o iTunes, um site, estatísticas e app para iOS e Android.

Blubrry [pago]: é considerado o maior diretório de podcasts do mundo. Mais de 30 mil criadores utilizam o Blubrry para publicar seus podcasts.

Podomatic [Freemium]: Podomatic é um dos muitos serviços que se dispõem a hospedar arquivos mp3 para serem disponibilizados tanto para download quanto para streaming. A versão gratuita, conta com 500MB de espaço para upload e 15GB de tráfego.

Para finalizar gostaria de indicar um site bacana para conhecer melhor o universo dos podcasts: http://mundopodcast.com.br/

Podcast mencionado neste episódio: https://edumid.wordpress.com/

Baixe o aplicativo GOOGLE PODCAST gratuitamente na playstorehttp://bit.ly/aplicativo-podcast

Grupo EDUCAÇÃO MUSICAL no whatsappcomunidade.mus.br/

Instagraminstagram.com/borbamusic

Youtubeyoutube.com/marceloborba

Google Podcasts
Aplicativo Google Podcasts

Este tema segue em outras publicações.

Grande abraço

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.