Costumo arquivar materiais acadêmicos que ficam soltos pela casa sem uma utilidade imediata. Tipo agendas já usadas, folhas com anotações, partituras e programas de recitais que já aconteceram. Reúno esses materiais uma vez ao ano e guardo em caixas que chamo de “arquivo morto”. Bom, algumas semanas atrás resgatei aqui em casa uma dessas caixas/arquivos com mídias (CD’s, DVD’s) e agendas. A intenção era de livrar-me daquilo que julgasse inútil e ganhar algum espaço nas sobrecarregadas estantes de livros. Entre diversos álbuns e documentos digitais (guardados desde o ano de 2006) encontrei backups antigos do meu primeiro computador. Lá estavam relatórios, trabalhos de disciplinas da graduação e também lembranças dos anos intensos de estudos a aprendizados na Universidade Federal de Santa Maria-RS. Entre os diversos arquivos e anotações digitalizadas (documentos do word) encontrei especialmente um que tinha a descrição do repertório que toquei durante o período de graduação em Santa Maria (2002 a 2006). Lá estava a sequencia de peças que estudei e apresentei durante o bacharelado em percussão, semestre a semestre, desde o primeiro até o oitavo.
Longe de qualquer vaidade sobre este repertório (que inclusive revela o aluno mediano que fui), resolvi publicar aqui estas anotações pela alegria que tais recordações me trouxeram. São referências bastante precisas de autores e peças que jamais conseguiria manter apenas pela memória. Segue:
REPERTÓRIO – GRADUAÇÃO
1º Semestre
Mitchell Peters – Chant for Marimba
Sobre o autor – Mitchell Peters é membro do Hall da Fama do PAS (Percussion Art Society). Mitchell Thomas Peters nasceu em 17 de agosto de 1935 em Red Wing, Minnesota. Atuou em gravações com a Dallas Symphony e a Los Angeles Philharmonic. Tem dezenas de composições e publicações sobre percussão.
C. S. Wilcoxon – Rolling in Rhythm
Charles Wilcoxon (26 de novembro de 1894) é um percussionista Americano. Wilcoxon recebeu seu primeiro tambor em 1899 aos 5 anos de idade e foi ensinado a leitura musical básica por sua mãe, uma professora de piano.
Aos 12 já estava em turnê aos 14 com o show de vaudeville “Spring Maid”. Charles foi membro da orquestra de turnê do filme de DW Griffith “Intolerance”. De 1922 a 1933 ele tocou no The Palace em Cleveland, como baterista da casa.
e na década de 1930 fundou sua própria loja de música. Seus livros foram originalmente escritos à mão como uma ajuda para ensinar alunos particulares na Drum Shop and Studio de Wilcoxon no Arcade em Cleveland,
e muitos dos solos foram dedicados a alunos específicos. [ilcoxon supostamente escreveu todos os 150 solos para All-American Drummer em apenas seis semanas.
C. S. Wilcoxon – Rolling in Rhythm – Elyria four Stroke
2º Semestre
Andréa Schneider – Xylo Moments
W. Pachla – Etude nº 2 in D
Ney Rosauro – Seven Brazilian Children Songs (A canoa virou; ciranda, cirandinha; pirulito que bate-bate; a moda da tal Anquinha)
Ney Rosauro tem se destacado como um dos mais originais e dinâmicos percussionistas sinfônicos da atualidade. Dono de um estilo único de compor, caracterizado por melodias charmosas e a ritmos contagiantes, ele utiliza elementos do rico folclore brasileiro para criar composições estilizadas, cheias de vida, amor e fantasia, que têm encantado platéias ao redor do mundo.
C. S. Wilcoxon – Rhythmania
Paradiddle Johny
Three Camps
Wolfgang Schlüter – Nadja’s Dance
Menuet for Catherine
Siegfried Fink – Vol. 3 Progressive Studies
3º Semestre
Ney Rosauro – Children songs #4,5,7
C. S. Wilcoxon – Lorain Post Dug-Out
Victor Feldman – Delicate Touch
Wolfgang Schlüter – Blues Variations
Wolfgang Schlüter – Epilogue
M. Hurley – The Bomb
4º Semestre
A. Gomez; M. Rite – Rain Dance
Nebojsa Jovan Zivkovic – Tropical Feel
Rudd Wiener – Home-made
Bill Molenhof – Ballad for a Falling Star and a Flat Tire
5º Semestre
Nebojsa Jovan Zivkovic – Waltz for Hubert
Paul Smadbeck – Rhythm Song
Marco Pereira – Plainte
Ney Rosauro – Variações para 4 Tom-Tons
Ney Rosauro – Toccata e Divertimento
6º Semestre
Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira (Xote)
G. Whaley – Dialogue
7º Semestre
Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira ( 4 mov.)
J. Xavier – Prelúdio e Salsa, Jazz.
L. Anunciação – Fantasia para vibrafone solo.
Nebojsa Jovan Zivkovic – Lês Violons Morts
Ney Rosauro – Sonatina para caixa – clara solo.
Meditation
Marcelo Borba – Conversa Animada
Cadernos Progressivos
Ney Rosauro – Método Completo de Caixa Clara Níveis I, II, III e IV
I. Wright – Graded Music for Timpani Books I, II and III
Ney Rosauro – Estudos para Percussão Multipla 1 a 10
8º Semestre: repertório de formatura
Nebojsa Zivkovic – PEZZO DA CONCERTO para caixa-clara solo.
Nebojsa Zivkovic “To the Gods of Rhythm” para Djembe solo
Minoru Miki – Marimba Spiritual, quarteto de percussão
Mark Glentworth – Blues For Gilbert, vibrafone solo
Ruud Wiener – Blue Tango, duo para Marimba e Vibraphone
Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira versão com marimba, baixo e bateria.
Orientador: Professor Doutor Gilmar Goulart
BACHARELADO EM PERCUSSÃO NA UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria-RS oferece a formação de bacharel em percussão. O curso de percussão tem duração de 8 semestres e o currículo do curso é composto de disciplinas obrigatórias, complementares e optativas. O curso de Bacharelado em Música da UFSM busca fornecer ao aluno uma formação que desenvolva as competências práticas e teóricas necessárias à atuação como músico profissional. Reconhecido pela Portaria n. 300/2016/MEC, o curso de música/bacharelado da UFSM tem atualmente o Conceito 4. É possível saber mais sobre os bacharelados em música da UFSM através deste link: ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/bacharelado-em-musica/
Grande abraço!